Datas Magnas de 2010

29/04/2010, 15:43

Por Luiz Antônio Barreto

Sergipe, pelas suas autoridades e instituições, acumulam, todos os anos, débitos para com a sua história e a contribuição dos seus filhos mais ilustres. Ainda assim, vale insistir, anotando as efemérides do ano de 2010, mesmo incompletas, representativas da ação e do trabalho de cada um. Esta publicação visa oferecer, no passar dos dias, subsídios a quem possa estar interessado na biografia dos vultos aniversariantes e na celebração de eventos envolvendo pessoas jurídicas, dos quais 2009 foi pródigo, ainda que tenham sido parcos os festejos.

O ano a ser festejado começa com o Sesquicentenário da Viagem do Imperador Pedro II a Sergipe, desembarcando em Aracaju no fim da tarde de 11 de janeiro de 1860. Trata-se de um fato político importante, que consolidou a mudança da capital e acelerou a construção de Aracaju como nova e futurosa capital.

Neste ano de 2010, além da Visita Imperial, correm os seguintes registros biográficos:

Centenário de Morte do Monsenhor João Batista de Carvalho DALTRO, vigário, por muitos anos, de Lagarto, que segundo a tradição dos lagartenses só casava alguém que tivesse um pedaço de terra e um cavalo. É patriarca de uma grande família sergipana, adotando o sobrenome de um caudilho equatoriano, que ajudava financeiramente a Igreja.

Sesquicentenário de Nascimento de JOÃO RIBEIRO, professor, filólogo, historiador, folclorista, nascido em Laranjeiras.

Sesquicentenário de Nascimento de IVO DO PRADO, militar, político, autor de uma memória sobre os limites de Sergipe com a Bahia – A Capitania de Sergipe e suas Ouvidorias.

Sesquicentenário de Nascimento de AMINTAS JOSÉ JORGE, militar, comandou a Capitania dos Portos, maçom, animador da Liga contra o Analfabetismo, um dos membros destacados do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Centenário da Morte de Adolfo ÁVILA LIMA, advogado, professor, jornalista.

Sesquicentenário de Nascimento de FILINTO ELÍSIO do Nascimento, poeta, organizador da Lira Sergipana, antologia de poetas sergipanos, do século XIX.

Centenário de Nascimento de CECÍLIO CUNHA, professor e autor de livros didáticos, que viveu em Sergipe e na Bahia.

Sesquicentenário de Nascimento de GONÇALO DE FARO ROLLEMBERG, médico, empresário rural e político – foi senador – e tronco de importante família sergipana.

Cinqüentenário de Morte de Antonio GARCIA ROSA, poeta influente, autor de Lírica.

Centenário de Morte do desembargador JOÃO MARIA LOUREIRO TAVARES, que em 1906, na presidência interina do Tribunal de Relação, assumiu o Governo, na chamada Revolução de Fausto Cardoso, que depôs o Presidente Guilherme de Campos e o vice Pelino Nobre.

Sesquicentenário de ANTONIO MILITÃO DE BRAGANÇA, médico, clínico em Laranjeiras, onde angariou prestígio e admiração.

Centenário de Nascimento de BENEDITO GUEDES, médico, clínico em Aracaju.

Centenário do jornalista e jurista Paulo Costa.

Centenário de Nascimento de CARLOS Fernandes de MELO, médico, nascido em Propriá, com grande clínica em Aracaju.

Centenário de Nascimento de João Batista Peres GARCIA MORENO, médico e professor, integrante da Academia Sergipana de Letras, autor de vários livros, criou e dirigiu o Serviço de Assistência aos Psicopatas.

Centenário de Nascimento de LUIZ da Rocha CERQUEIRA, médico alagoano, que viveu em Sergipe e foi Alienista Assistente do Hospital – Colônia, servindo com o Dr. Garcia Moreno.

Bicentenário de Nascimento de Manoel Ladislau CARVALHO ARANHA, médico, professor da Faculdade de Medicina da Bahia, autor de um tratado de Medicina Interna.

Centenário de Nascimento de MILTON DORTAS de Mendonça, médico.

Centenário de Morte de HOMERO DE OLIVEIRA, jornalista, intelectual, político e magistrado.

Centenário de JOÃO FERNANDES DE BRITO, poeta, magistrado, membro da Academia Sergipana de Letras.

Centenário de Nascimento de LUIZ GARCIA, jornalista, advogado e político, governou o Estado de Sergipe.

Centenário de Nascimento de OVIÊDO TEIXEIRA, empresário e político.

Cinqüentenário da Empresa Senhor do Bomfim, de transporte de passageiros.

Duas efemérides, ligadas aos católicos, são: Centenário da criação da Diocese de Aracaju, complementada com a instalação da Província Eclesiástica de Sergipe, e as Dioceses de Estância e Própria, e o Centenário de Nascimento de Dom José Vicente Távora, 3º Bispo e 1º Arcebispo de Aracaju.

Tais nomes não esgotam os registros dos aniversários, mas dão uma amostra da quantidade e da qualidade dos sergipanos que  devem ter suas biografias revisitadas, como um processo pedagógico valioso, de destaque e de valorização das contribuições anotadas de cada um, no contexto da história cultural sergipana. Há muitas formas de celebração, desde o registro interno, nas escolas, ou a promoção de seminários, ou mesmo a organização de um calendário de eventos, que organize o fluxo das comemorações, com o destaque individual merecido.

 

ENVIAR
IMPRIMIR