Instituto Tobias Barreto ganha o seu espaço

25/11/2011, 16:22

Tobias Barreto foi um sergipano de referência na literatura mundial e não há lugar que exemplifique melhor a história dele do que o instituto que leva o seu nome. Desde o último dia 7, o Instituto Tobias Barreto está localizado no Campus Aracaju Farolândia, da Universidade Tiradentes.

A cerimônia aconteceu nas instalações do instituto, no segundo piso da Biblioteca Jacinto Uchôa da Mendonça com a presença de Jouberto Uchôa e Amélia Cerqueira Uchôa, reitor e vice-reitora da Unit, do superintendente da Sociedade de Educação Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, diretores da SET, historiadores, políticos e dezenas de personalidades sergipanas. Os amigos Murilo Melins e Jackson da Silva Lima, o presidente da SMTT, Antônio Samarone, o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro, o empresário Albano Franco, os médicos Petrônio Gomes e Lúcio Prado Dias, Paschoal e Isabel Nabuco, Artêmio Barreto, foram alguns dos que prestigiaram a solenidade.

Nova Casa

A ideia de colocar o Instituto Tobias Barreto na Unit partiu do reitor, professor Jouberto Uchôa de Mendonça. O desejo é o de preservar a memória e suprir as falhas do poder público. “Não admito que Sergipe não valorize os homens e mulheres que fazem a história desse Estado. É um absurdo um homem como Luiz Antônio não ter o apoio devido. Enquanto eu estiver vivo, ele será dono desse espaço. Terá liberdade para fazer o que quiser e todo o apoio da instituição”, destaca Jouberto Uchôa de Mendonça.

Todo o trabalho desenvolvido por Luiz Antônio poderia se perder em outros Estados da federação, mas uma atitude do reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, modificou o curso dessa história. “Essa atitude demonstra o papel da Unit enquanto promotora de tradição e cultura do Estado. Começamos com o Memorial de Sergipe, depois o acervo da professora Rosa Faria, do fotógrafo Lineu Lins, do médico Nestor Piva, entre outros. Sempre como uma forma de resgatar tudo que é história do Estado”, afirma o superintendente da SET, Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior.

O instituto continuará sob a tutela do historiador, mas com o apoio logístico da Unit. A partir de agora, os custos são da universidade e cabe a Luiz Antônio Barreto ser o curador do espaço. “São 27 anos de história e aqui está um material que tenho muito ciúme, mas tenho certeza que com a família Uchôa sempre estará bem cuidado. É um grande momento para mim, pois agora desenvolverei um trabalho mais profissional. Todos os custos serão da Unit e eu poderei desenvolver projetos que não tinha tempo nem condições”, ressalta Barreto.

Murilo Melins e Albano Franco exaltaram a atitude da Unit. "A Universidade Tiradentes já tinha grande respaldo meu, agora tem muito mais. Fiquei feliz de ver a atitude da universidade", afirma Melins. Opinião compartilhada pelo empresário Albano Franco. "Vim aqui para homenagear a Unit e a Luiz Antônio Barreto, porque ambos merecem aplausos", destaca.

Antônio Bittencourt, secretário municipal de Educação, representou o prefeito Edvaldo Nogueira. "A Unit tem contribuído de forma decisiva para a preservação da história sergipana. Trazer o instituto e disponibilizar esse material é algo fundamental", explica

Medalha Tobias Barreto

A noite foi prestigiada também pelo presidente da Academia Brasileira de Filosofia – ABF –, José Ricardo Moderno, que anunciou a criação da medalha Tobias Barreto. “Trata-se de uma data histórica para Luiz Antônio, que é membro da ABF, e para o Estado. Gostaria de parabenizar a Unit e Luiz Antônio Barreto por esse momento único e dizer que criamos a medalha Tobias Barreto”, explica Moderno.

Fonte: Unit
Fotos: Marcelo Freitas

ENVIAR
IMPRIMIR