Unit presta homenagem a Zé Peixe

24/01/2012, 16:40

A Universidade Tiradentes participou da comemoração dos 85 anos de vida de José Martins Ribeiro Nunes, o Zé Peixe, no dia 6 de janeiro deste ano, por meio de uma parceria com a Capitania dos Portos de Sergipe. A maneira utilizada homenagear o sergipano que atuou por muitos anos como prático conduzindo embarcações que entravam e saíam de Aracaju, a nado pelo Rio Sergipe, foi cedendo uma estátua do homem do mar para compor a Praça dos Heróis. No local, na avenida Ivo do Prado - em frente ao Rio Sergipe -, há também as imagens do Almirante Tamandaré, do Almirante Barroso e do Imperial Marinheiro Marcílio Dias.

Zé Peixe é uma figura lendária no Estado. A iniciativa da Unit, representada na ocasião pelo Memorial de Sergipe, é um reconhecimento a um dos maiores práticos do Brasil. Ele ficou conhecido pela forma peculiar de orientar os navios: a nado. Diante do seu grande desempenho, bravura e capacidade de adaptar-se ao mar é hoje uma das personalidades mais populares de Sergipe.

“A estátua é obra do artista de Neópolis Deolando, que também elaborou demais esculturas de ícones de nossa cultura, como a pintora Rosa Faria, Lampião, Capitão João Bezerra, entre outros, que estão distribuídos no Memorial de Sergipe e na Universidade Tiradentes”, diz Fabiana Carnevale, museóloga e diretora do Memorial de Sergipe.

Estiveram presentes ao evento vários familiares do homenageado, como Rita Peixe, irmã dele, os ex-prefeitos José Carlos Teixeira e Cleovansóstenes de Aguiar, membros da Associação de Práticos do Estado, representantes da imprensa e sociedade em geral. O Capitão de Fragata Eron Gantois Marçal foi o responsável por proferir a homenagem a Zé Peixe.

Fonte: Unit

Clique aqui e confira uma matéria sobre Zé Peixe exibida no Jornal Nacional, em 1998, e outra reportagem sobre ele na Revista Vida Simples.

ENVIAR
IMPRIMIR