Série biografia dos Desembargadores do Tribunal de Justiça de Sergipe

24/09/2008, 17:02

A série de biografias dos desembargadores que exerceram, nos 116 anos de história do Poder Judiciário em Sergipe, a presidência do Tribunal de Justiça, atende ao interesse de preservar, para as novas gerações, o perfil individual, a formação, o esforço pessoal, e o preparo para o exercício da magistratura e especialmente a prática na condução superior da administração da Justiça.

O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, criado como Tribunal de Relação pela Constituição de 18 de maio de 1892, tem sido um colegiado republicano por excelência, consciente do seu papel esclarecedor e decisório, garantindo a todos o acesso à Justiça, e a cada gestão aperfeiçoando as relações com a sociedade sergipana.

Formado principalmente por bacharéis da célebre Faculdade de Direito do Recife, com experiência na carreira jurídica, na direção das Comarcas do Estado, reforçado pela participação de juizes com formação na Faculdade de Direito da Bahia, e do Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça herdou a tradição de cultura que deu glória ao ensino de Direito.

O Tribunal de Justiça, pelos seus desembargadores e seus Presidentes, guarda valores e doutrinas que estiveram no primeiro plano dos debates da segunda metade do século XIX, quando circularam as novas idéias, os sistemas filosóficos, o aperfeiçoamento das leis e o ordenamento dos códigos, fundamentais à organização da sociedade brasileira.

As biografias contidas na coleção dos fascículos refletem o preparo pessoal, a responsabilidade profissional, os princípios, e, acima de tudo, o compromisso firmado na prática com o bom andamento da Justiça, fortalecendo a convivência democrática da sociedade.
 
A coleta de dados dispersos e escassos, a juntada de documentos e de fotografias, reflete o trabalho dedicado de um grupo de servidores e de pessoal recrutado pelo notório saber entre pesquisadores e auxiliares de pesquisas, formando um acervo básico para maior e melhor conhecimento da história e da vida do Poder Judiciário de Sergipe. Agradeço a todos os que participaram do trabalho, nas pessoas das professoras Ana Fonseca Medina e Eugênia Andrade, respectivamente Diretoras do Memorial do Poder Judiciário e do Arquivo Judiciário, que contaram com a colaboração dos pesquisadores Jorge Carvalho do Nascimento, José Anderson Nascimento e Raylane Navarro Barreto, sob a orientação e coordenação de Luiz Antonio Barreto, autor da História do Poder Judiciário em Sergipe.

Desembargador José Artêmio Barreto
Presidente do Tribunal de Justiça
Julho de 2008

Confira a história do Poder Judiciário de Sergipe, escrita por Luiz Antônio Barreto. As biografias foram escritas também por Jorge Carvalho e José Anderson do Nascimento.

ENVIAR
IMPRIMIR

Arquivos
» ALOISIODEABREULIMA.doc
» ANTONIO VIEIRA BARRETO.doc
» ANTONIOMACHADO.doc
» ANTONIOXAVIERDEASSISJUNIOR.doc
» ARTURDEDA.doc
» BELMIRODASILVEIRAGOES.doc
» CLARALEITEDEREZENDE.doc
» ENOCKSANTIAGO.doc
» EPAMINONDASSILVADEANDRADELIMA.doc
» FERNANDORIBEIROFRANCO.doc
» GERVASIODECARVALHOPRATA.doc
» GILSONGOESSOARES.doc
» GUILHERMEDESOUZACAMPOS.doc
» HOMERODEOLIVEIRA.doc
» HUMBERTODINIZSOBRAL.doc
» HUNALDSANTAFLORCARDOSO.doc
» JOAOBATISTADACOSTACARVALHO.doc
» JOAOBOSCO.doc
» JOAODANTASMARTINSDOSREIS.doc
» JOAOMARIALOUREIROTAVARES.doc
» JOSEANTONIODEANDRADEGOES.doc
» JOSEARTEMIOBARRETO.doc
» JOSEFERNANDESPRADOVASCONCELOS.doc
» JOSENOLASCODECARVALHO.doc
» JOSERODRIGUESNOU.doc
» JOSESOTEROVIEIRADEMELO.doc
» LIBERIODESOUZAMONTEIRO.doc
» LUCIANOFRANCANABUCO.doc
» LUIZCARLOSFONTESDEALENCAR.doc
» LUIZLOUREIROTAVARES.doc
» LUIZPEREIRA.doc
» MANOELCALDASBARRETONETO.doc
» MANOELPASCOALNABUCODAVILA.doc
» MARILZAMAYNARDSALGADODECARVALHO.doc
» OTAVIOTELESDEALMEIDA.doc
» PEDROBARRETODEANDRADE.doc
» PJSE.doc
» WALDEMARFORTUNADECASTRO.doc